Quem sou eu

Minha foto
Poeta - escritor - cronista - produtor cultural. Professor de Português e Literaturas. Especialista em Estudos Literários pela FEUC. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre e Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ. Nascido em Goiás, na cidade de Rio Verde. Casado. Pai de três filhos.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Texto: "Do Estado Mínimo", de Erivelto Reis

DO ESTADO MÍNIMO
Erivelto Reis
Essa EaD do estado em tempos de pandemia (e mesmo a maneira como historicamente se cuida de educação no Brasil) já é um exemplo de estado mínimo;
As filas para atendimento e informação na Caixa Econômica e na Receita Federal já são um exemplo de estado mínimo;
O atendimento que, mesmo agendado, pode levar meses no INSS, já é um exemplo de estado mínimo;
A postura arrogante e indiferente desse governo em relação à pesquisa e à universidade já é um exemplo do estado mínimo;
A venda criminosa de aeroportos e estatais brasileiras a empresas estrangeiras já é um exemplo de estado mínimo;
A falta de condições de trabalho e de recursos para a área pública da saúde já são exemplos de estado mínimo;
A asfixia e a demonização dos servidores públicos já são exemplos do estado mínimo;
Um fundo partidário e as regalias dos altos escalões do legislativo, do executivo e do judiciário já são exemplos do estado mínimo;
A supressão dos direitos trabalhistas e a flexibilização por decreto de cláusulas pétreas da constituição já são exemplos de estado mínimo;
Bilhões aos banqueiros e migalhas por barganha política aos mais necessitados já são exemplos de estado mínimo;
Juros de agiotagem ao cidadão comum e a camaradagem com que se empresta dinheiro a juros zero ou quase isso à elite já são exemplos do estado mínimo.
ESTADO MÍNIMO é cada centavo que qualquer governo te cobre, em função da qualidade mínima, ou intencionalmente desproporcional, em demanda que este governo lhe ofereça como retorno em respeito aos seus direitos. É cada vez que qualquer bem público funcione muito mais pelo empenho de seus servidores e gestores de carreira, do que pela articulação e indicação política e valorização de qualquer quadro dos três poderes, principalmente do executivo e do legislativo. ESTADO MÍNIMO, aliás, é tudo que, a duras penas, ainda funciona, mal ou bem ainda funciona, apesar dessa gente que vem governando o país, com raros momentos de lucidez e algumas exceções.
O que essa gente que agora está no poder deseja é o ESTADO AUSENTE, sustentado com o dinheiro de nossos impostos. O ESTADO NENHUM, o ESTADO DESOBRIGADO, mas com a chave do tesouro nas mãos e as benesses e projetos apenas para um pequeno grupo. Um ESTADO ESCRAVOCRATA em relação à grande maioria dos servidores e dos trabalhadores.
Não podemos aceitar um ESTADO SUCATEADOR das áreas da educação, saúde, emprego, transportes, segurança. Um ESTADO ENTREGA A PREÇO DE BANANA os bens estatais.
Nós já vivemos há bastante tempo, em diferentes épocas, sob o ESTADO MÍNIMO. Nós não podemos é aceitar pagar pelo ESTADO AUSENTE. O ESTADO SEM RESPONSABILIDADE. Deveríamos lutar por um ESTADO PRESENTE, JUSTO, EQUÂNIME. E não permitir ou sustentar com nosso dinheiro e nossos votos um ESTADO INIMIGO do povo que o banque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário