Quem sou eu

Minha foto
Poeta - escritor - cronista - produtor cultural. Professor de Português e Literaturas. Especialista em Estudos Literários pela FEUC. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre e Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ. Nascido em Goiás, na cidade de Rio Verde. Casado. Pai de três filhos.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Poesia: Percursos - Erivelto Reis

PERCURSOS


Erivelto Reis


Quando disseram que haveria paz,

Hastearam bandeira, declararam trégua

Não tomaram água, não esticaram trena,

Não mediram, nem pesaram nada...

Pensavam apenas que a paz estava selada.



Havia fronteiras: foram respeitadas

Havia prisioneiras: foram libertadas

Havia muitas perdas: foram pranteadas

As crianças órfãs: foram adotadas

As cidades-sede: foram reorganizadas.

As bandeiras rotas: foram costuradas.

Deram-se as mãos: suas orações e preces

Foram entoadas de olhos para o céu.



Os resultados pareciam incríveis.



Atiraram mísseis, bombas e projéteis

Mataram em dobro, poluíram mais,

Destruíram a arte,

Erigiram estátuas aos cânones ditatoriais,

Ergueram mausoléu...

Mantiveram a paz.

Translúcida, intocável,

Inexpugnável apenas no papel.



2 comentários:

  1. ANTOLOGIA DEL’SECCHI VOL. XX II
    ANTOLOGIA LITERÁRIA INTERNACIONAL
    END: Rua Professora Nina Berger Gonçalves, 180 – Bairro Mancusi.
    Vassouras –Estado do Rio de Janeiro- Brasil - CEP. 27700-000
    Tel: (24) 2471-1952 - Cel. (21) 9458-4949
    E-mail: antologiadelsecchi@oi.com.br http://delsecchiantologia.blogspot.com/
    http://robertodelsecchi.blogspot.com www.orkut.com.br/comunity.aspx?cmm=45592618

    CONVIDANDO

    A Antologia Literária Internacional Del’Secchi, volume XXII. Obra que reúne poetas, escritores e livres pensadores. Comemoramos com sucesso a edição XXI, na qual contamos com a presença de 170 autores e 288 páginas. Em nossas sucessivas edições contamos com a presença de 1400 participantes. Alguns tornaram efetivos acompanhando-me desde o primeiro volume. Ao participar o autor torna-se membro efetivo da Fundação Cultural e Internacional Del’Secchi. A cada edição nossa tiragem é de 5.000 exemplares, com lançamentos em várias cidades e estados.
    A Antologia tem como objetivo, possibilitar o intercâmbio entre autores, ensejar a todos, os encantos do universo das letras, divulgar autores mostrando suas obras e tornando-os conhecidos. Sua obra e currículo de participação nesta edição estarão em 5.000 exemplares e será enviada para vários países como Itália, França, Suíça Portugal, Marrocos, Cuba, Argentina e é encontrada também em livrarias de New York e Paris. Estarão também em várias universidades, bibliotecas e escolas brasileiras, a exemplo de nossas edições anteriores. Em cada página cabe um texto de 30 linhas, incluindo eventuais espaços em branco. E você receberá em retorno 05 exemplares de antologia por cada página ocupada. O valor de cada página é de R$120,00 que pode ser depositado em conta poupança do banco Bradesco 6674165-6 agência 1632-2 e envie o comprovante. O tema é livre e você poderá participar com o número de páginas que desejar, em versos ou em prosa, contos e crônicas. Envie também uma breve informação curricular de 30 palavras e seu endereço para a publicação. Faça a remessa do seu texto em carta ou por e-mail até 30 de março.
    Aguardo sua resposta a este convite, pois assim teremos a oportunidade de estreitarmos os laços de uma forma fraterna e literária amizade.


    Roberto de Castro Del’Secchi

    Membro efetivo das Academias de Letras de Engenheiro Paulo de Frontin/RJ; da Associação de Letras de Mendes/RJ; Academia de Letras de Vassouras/RJ; membro correspondente das Academias: Itajubense de Letras/MG; da Academia Poços-Caldenses de Letras/MG; da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa /RJ; da Academia Literária Gaúcha-( ALGA) – da Academia Cabista de Letras – RJ; Da Artpop de Cabo Frio-RJ, e do Instituto Internacional de Cultura e Letras de Juiz de Fora - MG, Sócio honorário da Academia Patiense de Letras/RJ; entre outras. ..

    ResponderExcluir
  2. Que poesia magnífica! Quanta inspiração! Ela é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parabéns

    O indivíduo é assim mesmo. Na maioria das vezes nos surpreende de uma forma mais tenebrosa...

    ResponderExcluir