Quem sou eu

Minha foto
Poeta - escritor - cronista - produtor cultural. Professor de Português e Literaturas. Especialista em Estudos Literários pela FEUC. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre e Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ. Nascido em Goiás, na cidade de Rio Verde. Casado. Pai de três filhos.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Crônica: "Ouro, incenso, mirra e pergaminho", de Erivelto Reis

Ouro, incenso, mirra e um pergaminho
Erivelto Reis
Se Você (ou alguém da sua família) encontrar esse pergaminho escrito, escondido no fundo falso da caixa de Mirra, leia-o atentamente e pense nisso: o mundo é mal, as pessoas mentem, conspiram e matam. Césares romanos e organizações criminosas, desde que o mundo é mundo, condenam sem provas. Mantenha essa criança longe dos milagres que poderá fazer e dos discursos políticos. Pelo menos, até que ela possa, mas não queira nem precise, se defender. O Império Romano já não gosta dela agora. Imagina quando ficar adulta...
Não é culpa dela! É uma rixa antiga contra o Pai, deuses pagãos e toda sorte de sobrenatural que ameace os que estão no poder na Terra. Acostume-se, no entanto, com o fato de que os refugiados, as minorias e pessoas diferentes penam por conta do desamor de que são vítimas. Não é nada fácil encontrar gente e amor no mundo.
Pães, vinho e peixe tornarão essa criança bem popular no futuro. Mas ela não será um chef. Não cantará. Mas curará, ressuscitará e libertará. Mas nada que fará será aleatório. Não escreverá livro, mas será personagem em milhares deles. Dostoiévski e Lucas (Não será o George. Só Lucas, mesmo) vão representá-lo e ao seu discurso muito bem. Os profetas tinham razão sobre ela. Sua vida será inspiração cultural e seu legado se estenderá por sobre a Terra. Mas ela não será unanimidade. E haverá muita controvérsia em torno de sua simplicidade e de sua missão. Aconselharia colocá-lá na escola e não educá-la somente em casa. Ela poderá ensinar e partilhar e inspirar amor a muitos professores e alunos. Eles também precisam.
Alerto: Defender os pobres, os doentes e as mulheres vai fazer com que a bloqueiem no Twitter e a persigam e a prendam e a matem. Mas ela vai se sair bem. Não os perdoe. Porque eles sempre sabem o que fazem. Não deixe fundarem nenhuma instituição em seu nome. No máximo, alguns museus. Se não puder evitar, cuidado com os que tentarão falar por ela. Esse é o primeiro Natal de vocês. Também o primeiro ano da criança. A essa altura ela já sabe falar através de parábolas e deve estar dando os primeiros passinhos sobre as águas. Espero que José ensine a ela um terceiro ofício que se possa fazer por encomenda, além da carpintaria e dos milagres. De preferência, avise-a para ter cuidado com os que ela irá adicionar aos discípulos do Facebook. Prepare essa criança para as injustiças e covardias do mundo. O espírito é consolador, mas toda carne sangra. Prepare-se também. Por fim, evite e, se não puder evitar, cuidado com a Páscoa. Pelo bem que ela fará e por causa dos maus, essa criança, quando se tornar adulta, vai virar viral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário